Cada formato
de corpo requer uma dieta específica para perder peso e contribuir com a saúde.
Algumas
mulheres vivem se desentendendo com a balança. Insatisfeitas com o corpo, elas
apostam em dietas restritivas e aumentam a frequência de exercícios físicos
para conseguir eliminar os quilinhos indesejáveis.
A dieta
restritiva, ou seja, que abre mão de uma série de nutrientes importantes, nem
sempre é a mais recomendada para o organismo. A falta de um cardápio
balanceado aumenta o risco de doenças e compromete o bem-estar.
Uma forma
de conseguir emagrecer sem prejudicar tanto a saúde é apostando na dieta ideal
para cada formato de corpo. Esta estratégia reconhece o fato de que cada tipo
físico acumula gorduras em locais diferentes do corpo, por isso a inclusão dos
alimentos certos à dieta pode auxiliar a perda de peso.
Corpo ovalO corpo oval tem concentração de gordura na região do abdômen. Esta característica representa uma ameaça para a saúde, devido ao acúmulo de tecido adiposo em torno do fígado e dos rins. A forma arredondada também aumenta as chances de doenças cardiovasculares.
As mulheres com corpo oval devem dar preferência aos alimentos integrais, pois eles ajudam a controlar a pressão arterial e o colesterol. Incluir na dieta itens como chá verde, queijo minas, uva, abóbora, castanha-do-pará, verduras escuras e maçã também é recomendado.
Se a intenção da dieta é perder gordura visceral, então a mulher deve apostar no consumo de alimentos derivados do leite, como o iogurte.
Corpo triângulo
O corpo com formato de triângulo é caracterizado pelo acúmulo de gordura na região do quadril e das nádegas. Este tipo de gordura incomoda por questões estéticas, mas não está relacionado diretamente a um tipo de problema de saúde.
A mulher com corpo triângulo deve dar preferência aos alimentos diuréticos e anti-inflamatórios, como água de coco, abacaxi, salmão, maçã, chás, azeite de linhaça e grãos.
Corpo triângulo invertido
O corpo em formato de triângulo invertido tem ombros largos e quadril fino. Este tipo de silhueta normalmente acumula gordura no abdômen. Entre os alimentos mais recomendados, vale destacar a sardinha, que possui boa quantidade de ômega-3 e ajuda a quebrar as gordurinhas. Frutas, legumes e grãos também são ótimas apostas para o cardápio.
O corpo ampulheta, também chamado de violão, é caracterizado pela cintura fina e ombros e quadris largos. Para evitar acúmulo de gordura no quadril, a mulher pode apostar no consumo de alimentos que ajudam a desinchar o corpo e que são ricos em proteínas, como as frutas vermelhas, o chá-mate, o abacaxi, o atum, o gengibre e o iogurte. Outro alimento poderoso para o corpo ampulheta é o abacate, cujo óleo previne o estoque de gordura localizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário